Inauguração Braskem Idesa

Fundação

2010

Início das operações

Abril de 2016

Histórico

A Braskem Idesa é uma empresa formada pela associação da Braskem e o Grupo Idesa, uma das principais petroquímicas mexicanas. Juntas, as empresas desenvolveram o projeto Etileno XXI, o maior complexo petroquímico da América Latina, para a produção de eteno, polietileno de alta e baixa densidades na cidade de Nanchital, estado de Veracruz.

Investimento

  • US$ 5,2 bilhões.
  • É o maior investimento privado no México dos últimos 15 anos
  • A estrutura de financiamento foi composta por um pool multinacional de sete bancos e agências de crédito principais (três bancos de fomento, duas agências de exportação e duas agências multilaterais) e dez bancos comerciais.

Presidente

Roberto Bischoff

Foi responsável pela implementação da Braskem Idesa no México e do projeto Etileno XXI. Ele é bacharel em engenharia mecânica, tem diploma em administração de empresas com licenciatura em Administração Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bischoff também tem MBA em Administração de Empresas pelo INSEAD, França, e MBA no IBMEC, Brasil.

Número de funcionários

  • 700 empregos diretos
  • 2.200 indiretos

Posição mundial

Maior complexo petroquímico do México.

Especificação do produto

  • Polietileno de alta densidade (material rígido e denso, é usado na fabricação de frascos para a indústria de higiene e limpeza, baldes, engradados e utensílios domésticos).
  • Polietileno de baixa densidade (material macio e flexível, usado na produção embalagens de biscoitos e massas, sacos plásticos, revestimentos de fios).
  • Eteno, matéria-prima usada para a produção de resina de Polietilenos.

Capacidade de produção

Capacidade de produção anual de 1,05 milhão de toneladas de resina de polietileno de alta e de baixa densidade, bem como um volume equivalente de eteno.

Matéria-prima

Gás natural. O fornecimento assegurado por contrato de 20 anos com a Pemex (estatal mexicana de petróleo e gás).

Clientes

A Braskem Idesa já tem uma carteira de clientes estruturada, formada por mais de 350 empresas no México e também diversas parcerias com distribuidores para ampliar o acesso ao mercado.

Detalhes da operação

  • O Complexo Petroquímico Braskem Idesa representa um avanço importante para a indústria petroquímica no México e irá agregar valor a toda a cadeia de produção no país. Atualmente, o México importa mais de 60% do consumo de polietileno, de modo que a balança comercial mexicana será beneficiada pela redução significativa na importação desta matéria-prima.
  • O complexo é composto plantas de utilidades, um cracker para a conversão do gás etano em eteno, duas plantas de polietileno de alta densidade e uma de polietileno de baixa densidade.
  • Durante a fase de construção do complexo, foram criados 17 mil empregos.
  • Foram utilizadas 45 mil toneladas de equipamento, 411 mil metros cúbicos de concreto, 5 mil quilômetros de cabos elétricos, 32 mil toneladas de estrutura metálica, 40,3 quilômetros de tubulações subterrâneas e 25 mil toneladas de tubos para a construção deste complexo.

Logística

A exportação vai usar os modais ferroviário e marítimo. Do complexo, os produtos seguem em vagões até o porto de Coatzacoalcos e de lá são embarcados em uma ferry-boat até Mobile, no estado americano de Alabama. Do porto de Mobile, os vagões chegam a um hub ferroviário, com ligação com as cinco principais ferrovias americanas.