REACH

 

A Braskem segue as diretrizes do regulamento europeu Reach (sigla em inglês para Registration, Evaluation, Authorisation and Restriction of Chemicals), que exige a identificação da composição, aplicação e uso de todas as substâncias exportadas para o continente.

A adequação da Braskem ao Reach demonstra o compromisso e atenção da empresa com o mercado e com as pessoas. O objetivo da norma é estabelecer um alto nível de segurança para a saúde humana e do meio ambiente, por meio do registro, da avaliação e autorização de todos os produtos químicos comercializados na União Europeia. Os critérios definidos para registro dos produtos são a quantidade comercializada e os riscos que estes oferecem à saúde e ao meio ambiente.

Este sistema de regulamentação, em vigor desde 2007, foi aprovado pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da União Europeia. A implementação e gestão do Reach é de responsabilidade da ECHA (European Chemicals Agency), que tem por premissa assegurar que os registros das substâncias mantenham-se atualizados quanto às mudanças de composição, identificação de novos usos e aplicações ou qualquer alteração no que diz respeito à produção e comercialização dos produtos registrados.