Patrocínios

 

Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva

O programa promove oficinas dedicadas à educação ambiental e à capacitação para apoiar a restauração e conservação do meio ambiente, a geração de renda da população e a promoção da cultura local em Maceió/AL. Ao longo dos anos, vem contribuindo de forma relevante para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da comunidade do entorno, configurando-se como agente influenciador de políticas públicas nas cidades de Alagoas.

Cinturão Verde

O Cinturão Verde é uma reserva ecológica localizada no bairro do Pontal da Barra, ao lado da unidade de Cloro Soda da Braskem, em Maceió/AL. Criada em 1987, proporciona a recuperação da mata e do solo degradados e hoje abriga um espaço para estudos, visitas e desenvolvimento de projetos socioambientais. O local recebeu o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pela UNESCO.

Estação Ambiental Braskem

Localizada no cinturão verde do Polo Petroquímico de Triunfo, no Rio Grande do Sul, a Estação Ambiental monitora a fauna e flora locais desde a década de 1980. De lá para cá, já foram catalogadas mais de 3.000 espécies de animais e plantas, algumas inéditas para a ciência. Em 1994, a estação passou a abrigar também um centro de atividades voltadas à educação ambiental e à conscientização do Ciclo das Plantas e do Ciclo do Plástico. As atividades incluem também um programa de educação ambiental que aborda questões como cidadania, resíduos, água e biodiversidade.

Edukatu

Realizado em parceria com o Instituto Akatu o Edukatu é a primeira rede brasileira de aprendizagem para o consumo consciente. Em sua plataforma online www.edukatu.org.br , coloca à disposição de alunos e professores materiais sobre questões como reciclagem, mudanças climáticas, água, uso de recursos naturais e alimentação sustentável, em formatos e linguagens atrativas – games, vídeos, infográficos, cartilhas e planos de aulas.

Fábrica de Florestas

O Instituto Fábrica de Florestas recupera a Mata Atlântica no litoral norte da Bahia desde de 2008. Hoje também atua em São Paulo e Rio de Janeiro. Já foram produzidas mais de 1 milhão de mudas, das quais mais de 600 mil foram plantadas. O trabalho do IFF é desenvolvido com a comunidade, que é capacitada para realizar a coleta de sementes, produção e plantio de mudas nativas, e manutenção das áreas plantadas. O projeto também capacita professores em visitas guiadas pelos seus Viveiros-Escola. Para saber mais, acesse:  Instituto Fábrica de Florestas

ser+ realizador

Presente em todos os estados de atuação da Braskem, o programa tem como objetivo aumentar a reciclagem de resíduos pós-consumo no Brasil de maneira colaborativa, aliando a promoção de eficiência da cadeia produtiva da reciclagem à inclusão e desenvolvimento socioeconômico dos catadores. Por meio de investimentos em equipamentos e infraestrutura de unidades de triagem, capacitações e consultorias personalizadas, e o estímulo à atuação em rede, os catadores de materiais recicláveis apoiados têm conseguido incrementar sua produtividade e renda, indicadores acompanhados mensalmente pela Braskem. A iniciativa é reforçada por importantes parceiros e prefeituras municipais, influenciando em políticas públicas como o Todos Somos Porto Alegre, programa municipal de gestão de resíduos.

Orquestra plástica NEOJIBA

O projeto visa o desenvolvimento e a difusão de uma tecnologia social inovadora de construção de instrumentos sinfônicos de cordas com plástico PVC. Capacita jovens de Salvador e do interior da Bahia no oficio da lutheria e articula os campos da sustentabilidade e da inclusão sócio produtiva por meio da música.

Neojiba

Prêmio Braskem de Teatro

Apoiado pela Braskem desde 1992, o Prêmio Braskem de Teatro (PBT) visa premiar, valorizar e reconhecer as melhores produções e performances do teatro baiano no ano. Esta premiação é concedida em oito categorias: Espetáculo Adulto; Espetáculo Infanto-Juvenil; Direção; Ator; Atriz; Texto; Revelação; e Categoria especial. Este prêmio inclui a mostra dos espetáculos indicados.

Polo Teatral – Festival de Teatro do Interior da Bahia

Festival que reúne grupos teatrais do interior da Bahia em sua programação, incentivando e promovendo a produção teatral.

Fronteiras do Pensamento

Projeto cultural múltiplo que, desde 2007, aposta na liberdade de expressão intelectual e na educação de qualidade como ferramentas para o desenvolvimento. Por meio de conferências realizadas em São Paulo, Porto Alegre e Salvador, abre espaço para o debate e a análise da contemporaneidade e das perspectivas para o futuro, apresentando pensadores, cientistas e líderes que são pioneiros em suas áreas de atuação.

Fronteiras do Pensamento

Prêmio Braskem em Cena

A premiação de Porto Alegre (RS) elege as melhores produções gaúchas em seis categorias: Espetáculo, Diretor, Ator, Atriz e Destaque.

Semana Internacional de Música Câmara

Promovido pela musicista Simone Leitão, a Semana Internacional de Música Câmara é um encontro entre renomados solistas brasileiros, jovens talentos e representantes internacionais da música.

Virada Sustentável

Movimento de mobilização colaborativa que acontece em parques e espaços públicos, universidade e escolas, reunindo centenas de atrações, atividades e conteúdos ligados aos temas da sustentabilidade.

Virada Sustentável

Quer saber mais sobre os projetos?

Acesse nossa página sobre Inovação e Sustentabilidade.

Acesse aqui

Química do Esporte

O principal objetivo do projeto é promover a inclusão social e a educação para crianças e jovens por meio do esporte, principalmente a natação.

Acesse aqui

Prêmio Grandes Cases de Embalagem

Valoriza a busca da excelência nas embalagens brasileiras, premiando aquelas que se destacam pela otimização de elementos com resultados positivos para a indústria, os fornecedores, os consumidores finais e o meio ambiente. Promove a redução de custos e incentiva a produtividade trabalhando os pilares de inovação, design, impacto ambiental, valor agregado e conveniência.

Prêmio Plásticos em Revista

Destinado a empresas que atuam no mercado do plástico, o PPR está em sua 13ª edição e é promovido pela revista Plásticos em Revista, da Editora Definição. O objetivo dessa premiação é estimular a excelência, a inovação e o dinamismo da indústria de plásticos no Brasil.

Congresso Brasileiro de Embalagem

Organizado pela ABRE – Associação Brasileira de Embalagem, o evento tem como objetivo discutir novos caminhos para a inovação e competitividade, a sustentabilidade e as projeções de crescimento da indústria de embalagens no Brasil e no mundo.

Congresso de Atuação Responsável da ABIQUIM

É considerado um dos eventos mais importantes da indústria química para a disseminação das boas práticas em saúde, segurança e meio ambiente.

Abiquim 50 anos

A Braskem apoia o evento e valoriza as conquistas deste parceiro ao longo de seus cinquenta anos, tempo em que acompanhou e estimulou importantes avanços para o setor.

Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria

Realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) a cada dois anos, reúne lideranças empresariais e autoridades para debater a Agenda Empresarial de Inovação, com o objetivo de contribuir para elevar o patamar de competitividade das empresas brasileiras ao nível mundial.

Você pode submeter seu projeto a Braskem como pedido de Doação ou Patrocínio.

Patrocínio:

A transferência de recursos financeiros da Braskem, com ou sem a utilização de incentivos fiscais, a pessoas jurídicas visando à realização de projetos ou eventos. Os patrocínios devem garantir à Empresa contrapartidas claras e específicas, tais como exposição da marca. Clique aqui para enviar uma solicitação de patrocínio.

Doações:

Valores monetários, bens, equipamentos ou serviços doados a organizações e que tragam benefício claro e verificável a públicos específicos, mas sem necessariamente um benefício direto em retorno para a Empresa. Doações podem ser realizadas com ou sem a utilização de incentivos fiscais. Clique aqui para enviar uma solicitação de doação.

Todas as iniciativas são orientadas pela Diretriz Empresarial de Patrocínios e Doações, que abrange as decisões de investimento que utilizam verba direta e verba incentivada no Brasil.

Confira abaixo os principais temas, públicos-alvo e as localidades em que os projetos que apoiamos estão presentes:

Temas: inovação e geração de conhecimento, Cultura, Esporte, Plástico, Química Sustentabilidade, Técnico e Comercial, Desenvolvimento Econômico, Social, Meio Ambiente.

Público-alvo: mercado e/ou cadeias de atuação da Braskem; comunidades e região do entorno; meio acadêmico; sociedade e formadores de opinião.

Localidade: regiões onde a Braskem possui suas unidades industriais e escritórios comerciais.

Restrições

A Braskem não apoia projetos que:

  • promovam um partido político, político ou religião específicos;
  • incitem a violência, criminalidade, drogas, sexo, crueldade animal e más práticas ambientais;
  • não estejam alinhados aos valores de transparência, integridade e ética;
  • sejam em nome de pessoas físicas. Somente organizações poderão ser objeto de apoio;
  • promovam artistas ou bandas profissionais.

A inscrição e a análise das propostas serão realizadas exclusivamente pelo formulário de inscrição aqui disponibilizado.