Indústria Automotiva

Foi durante a década de 1960 que o plástico passou a fazer parte da indústria automotiva de forma relevante. Essa participação viria a aumentar significativamente a partir de 1990, proporcionando uma enorme redução de peso, menos gasto de combustível e mais flexibilidade de design, permitindo linhas mais arredondas e arrojadas nos modelos. Atualmente, os carros possuem, em média, 50 quilos de peças e acessórios – interiores, exteriores e até próximos ao motor – feitos de plástico, substituindo cerca de 350 kg de aço.

A química também tem papel fundamental na produção automotiva. Está presente nas tintas automotivas, em lubrificantes, nos pneus de carros e nas borrachas que compõe equipamentos nos automóveis, peças internas e até a carroceria dos veículos. Além disso, a Braskem é especialista em PIB - poliisobuteno, material patenteado pela Braskem que aumenta a impermeabilidade aos gases nos pneus, tornando o produto mais leve e com maior economia de materiais e energia.

Tanques de Combustível em PE

O uso de polietileno na produção de tanques de combustível possibilita aliar alta segurança com redução de peso e maior grau de liberdade no processo de moldagem por sopro em relação ao uso do metal.

Painel em PP

O portfólio de resinas da Braskem para aplicação em compostos automotivos é altamente orientado à inovação. Os resultados são percebidos, principalmente, em termos de performance, durabilidade e aparência em aplicações no interior do veículo.

Pneus

O Butadieno e a resina Unilene® são insumos utilizados na indústria de borrachas sintéticas que são usadas na fabricação de pneus e de artefatos de borracha em geral.

Quer saber mais? Clique aqui para conhecer o portfólio completo dos produtos da Braskem.