Inauguração Braskem Idesa

Braskem conclui nova etapa de obras no México

Complexo petroquímico inaugura primeira caldeira de geração de vapor

A Braskem Idesa, joint venture responsável pelo maior investimento da indústria petroquímica da América Latina nos últimos anos, anuncia mais uma etapa de conclusão do complexo petroquímico, localizado no estado de Vera Cruz, México. Em junho, foi inaugurada a primeira caldeira de geração de vapor, ferramenta essencial para o funcionamento de grandes turbinas em equipamentos como compressores e geradores de eletricidade.

A partir dos testes da caldeira foi efetuada a limpeza nos tubos de fornos do cracker, removendo qualquer partícula sólida que pudesse causar danos aos processos químicos, obstruir entradas de instrumentos ou atingir equipamentos que trabalham em alta velocidade. A atividade é de grande importância, considerando que o cracker é o coração do complexo para a produção de polietileno.

Com isso, o projeto atingiu a marca de 95% das obras concluídas e mantém a previsão para entrar em funcionamento ao final deste ano. Resultado de um investimento de US$ 5,2 bilhões, o complexo terá a capacidade de produção anual de 1,05 milhão de toneladas de resina de polietileno, bem como um volume equivalente da matéria-prima eteno. O aporte contribuirá para reduzir as importações do material e fortalecer a indústria petroquímica no México.