Diversidade e Inclusão

Na Braskem, as oportunidades são para todas as pessoas: conheça as iniciativas de empoderamento, inclusão e combate ao preconceito promovidas.

A missão da Braskem de colaborar com uma sociedade melhor para as gerações atuais e futuras, também passa pela questão dos Direitos Humanos. Isso significa que busca, através de diversas ações, se tornar cada vez mais inclusiva e acolhedora, garantindo oportunidades iguais para todos(as) por meio de um Programa de Diversidade & Inclusão.

Os objetivos do programa consistem em garantir um ambiente de trabalho livre de preconceito e discriminação, em que cada pessoa possa ser quem realmente é.

As nossas ações são orientadas por iniciativas das quais somos signatários e que oferecem princípios orientadores de trabalho.

  • Na frente de gênero: somos orientados pelos Princípios de Empoderamento da Mulher (WEPs) da ONU Mulheres e do Pacto Global
  • Na frente de raça e etnia: pelo Programa Pró Equidade de Gênero e Raça do Governo Federal Brasileiro.
  • Na frente LGBT: pelos princípios do Fórum Empresas e Direitos LGBT iniciativa esta que fomos a primeira grande empresa brasileira a se tornar signatária.

Além das ações que são desenvolvidas de forma transversal, ou seja, abordando o tema como um todo, temos ações baseadas em cinco frentes de trabalho voltadas para a inclusão e o empoderamento de grupos historicamente minorizados.

Socieconômico

Objetivo

Por meio do Programa Jovem Aprendiz, a Braskem busca incluir jovens de 18 a 24 anos em vulnerabilidade social, oferecendo a primeira oportunidade de emprego e o desenvolvimento da educação pelo e para o trabalho.

Equidade de Gênero

Objetivo

Promover a igualdade de gênero a partir de ações que envolvem o empoderamento das mulheres e a igualdade de oportunidades.

Raça e Etnia

Objetivo

Promover um ambiente de trabalho livre de discriminação por raça e etnia e promover a inclusão e o empoderamento da população negra.

Pessoas com Deficiência

Objetivo

Promover um ambiente de trabalho inclusivo e oportunidades igualitárias para as pessoas com deficiência.

LGBTQIA

Objetivo

Promover um ambiente de trabalho inclusivo, livre de discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, que garanta oportunidades e direitos igualitários.

22%De mulheres
50%De mulheres no
Programa de Estágio
Universitário e Técnico
26%De mulheres
na Liderança
29%De negros(as)*
33%De negros(as)* no
Programa de Estágio
Universitário e Técnico
12%De negros(as)*
na Liderança
Base: Dezembro 2018 *A população negra se refere às pessoas
que se declaram pretas ou pardas.

No ano de 2017, foram lançados os Grupos de Trabalho de Diversidade e Inclusão, os três grupos (Raça e Etnia, Gênero e LGBTQIA+) são compostos por 30 Integrantes cada, de todas as regiões que a Braskem atua no Brasil.

Os objetivos dos grupos de trabalho são de propiciar a disseminação da valorização da diversidade entre as diversas áreas da Braskem, apoiar e propor ações de Diversidade dentro de cada frente de atuação, desenvolver estratégias de engajamento de Integrantes e de acompanhar diagnósticos e indicadores.

Ações nos últimos 5 anos

2014

  • Diagnóstico estrutura de trabalho para mulheres na industrial

2015

  • Adequação de do número de banheiros e vestiários, revisão de uniformes e instalação de salas de apoio à amamentação

2016

  • Lançamento do Programa de Diversidade e Inclusão com cinco frentes de trabalho

2017

  • Capacitação de P&O, Comunicação, Desenvolvimento Sustentável e Marketing sobre Diversidade e Inclusão
  • Criação dos Grupos de trabalho de Diversidade e Inclusão

2018

  • Capacitação da liderança sobre Diversidade e Inclusão
  • Lançamento do Programa nos EUA

2019

  • Estratégia global e alinhamento entre os países
  • Lançamento do Programa no México