Notícias

Artigo: Mês do Orgulho LGBTQIA+

Saiba mais sobre a história da data e iniciativas da Braskem

Debora Gepp*

Com o objetivo de construir uma sociedade igualitária e livre de preconceitos, independente de identidade gênero e orientação sexual, o Mês do Orgulho LGBTQIA+ surge para que pessoas desta população se sintam livres e seguras para serem quem realmente são. O mês faz referência à revolta de Stonewall, ocorrida em Nova York, EUA, no dia 28 de junho de 1969, quando um grupo resolveu enfrentar a frequente violência policial sofrida pelos homossexuais. Desde então é celebrado o Mês do Orgulho LGBTQIA+ no mês de junho, no mundo todo.

Na Braskem, reconhecemos a importância desta data em que aproveitamos para reforçar o nosso compromisso com a garantia de um ambiente inclusivo e livre de preconceito e discriminação. Em 2016, aderimos ao Fórum de Empresas e Direitos LGBT, sendo a primeira grande empresa de capital brasileiro a se comprometer oficialmente com a promoção de direitos de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. 

Desde 2016, a Braskem trabalha a frente LGBTQIA+ no seu Programa de Diversidade e Inclusão. Esta frente tem como objetivo promover um ambiente de trabalho inclusivo, livre de discriminação por orientação sexual e por identidade de gênero, que garanta oportunidades e direitos igualitários. Nesse mesmo ano, nos tornamos a primeira grande empresa brasileira a se tornar signatária do Fórum de Empresas e Direitos LGBT e sempre estivemos presentes nas ações promovidas por esta iniciativa.

Criamos o grupo de trabalho LGBTQIA+ em que 30 integrantes LGBTQIAs e aliados de todas as localidades da Braskem no Brasil apoiam na construção de ações e também foram capacitados para serem multiplicadores do tema. Realizamos também a 1ª Semana da Diversidade e Inclusão em que promovemos durante uma semana diálogos e comunicações sobre diversidade e sobre a questão LGBTQIA+. Convidamos o SSEX BBOX para palestrar sobre LGBTQIA+: orientação sexual e identidade de gênero no Fórum Braskem de Diversidade e Inclusão, iniciativa que ocorreu em todas as localidades e mais de 800 integrantes participaram. Também iniciamos a inclusão de pessoas transgênero, capacitamos área médica, RH e áreas de atendimento, como segurança e recepção, revisamos nossas políticas e práticas para apoiar nossos integrantes em processos de transição de gênero. Criamos um assistente de abertura de chamados de TI não-binarie. Se chama Bit e toda vez que alguém pergunta qual seu gênero ile responde explicando o que é ser uma pessoa não-binárie. Oferecemos os mesmos benefícios para família heteroafetivas e para famílias homoafetivas. Criamos a rede de afinidade LGBTQIA+, exclusiva para integrantes LGBTQIA+, que consiste em uma rede de apoio e networking. 

Em 2018, fomos ganhadores do Out and Equal Awards, maior ONG mundial no tema, que reconheceu a Braskem pelas suas ações pela inclusão da população LGTBQIA+ no Brasil. 

 

Entenda o significado da sigla LGBTQIA+

Lésbicas: mulheres que sentem atração afetivo-sexual pelo mesmo gênero.
Gays: homens que sentem atração afetivo-sexual pelo mesmo gênero.
Bissexuais: pessoas que sentem atração afetivo-sexual pelo gênero masculino e feminino.
Transgêneros: termo usado para descrever pessoas que não se identificam com o gênero atribuído no nascimento, incluindo transexuais, travestis e pessoas não-binárias.
Queer: pessoas que se auto-identificam como gênero queer transitam entre os gêneros feminino e masculino ou, até, estão além deles, em um lugar onde o binarismo não faz sentido.
Intersexo: Intersexualidade é o nome dado para as variações do desenvolvimento biológico sexual responsáveis por corpos que não podem ser encaixados na norma binária (mulher|homem, feminino|masculino) .
Assexuais: pessoas que não sentem atração sexual em relação a qualquer pessoa, porém podem sentir atração afetiva.

Debora Gepp é responsável pelo programa de Diversidade & Inclusão da Braskem.

Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar::
CDN Comunicação 
Karina Alves (55 11) 3643-2981 - karina.alves@cdn.com.br
Jessyca Trovão - (55 11) 3643-2769 - jessyca.trovao@cdn.com.br
Fábio Souza - (55 11) 3643-2813 - fabio.souza@cdn.com.br  

 

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter