Notícias

Empreendedores do Braskem Labs apresentam seus projetos a investidores

Demo Day, etapa final da 2ª edição do programa, apresentou o futuro de novos negócios focados na química e no plástico

Após meses de preparação, os 12 participantes do Braskem Labs apresentaram ontem (10), em São Paulo, suas melhores ideias e projetos a um público formado por empresários e investidores, em busca de apoio e novos desafios. O Demo Day marcou o fim da segunda edição do programa de incentivo ao empreendedorismo criado pela Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, em parceria com a ONG Endeavor. 

Durante os últimos quatro meses, empreendedores de todo o país receberam mais de 750 horas de capacitação para definir a melhor estratégia possível de acesso ao mercado. Eles foram orientados por 54 executivos da petroquímica e especialistas da Endeavor. Os treinamentos foram concluídos no início da semana, com a realização de um Boot Camp, focado no pitch - apresentação clara e concisa da proposta a investidores.

"Foi um período de intensa aprendizagem e de troca de conhecimento, certamente o grupo está mais preparado para apresentar os diferencias de seus projetos, encarar os desafios de mercado e crescer. É um orgulho poder contribuir com a formação desses empreendedores", afirma Patrick Teyssonneyre, diretor de Inovação e Tecnologia da Braskem.

Neste ano, foram selecionados para participar do Braskem Labs 12 propostas inovadoras nas áreas da química e do plástico e também de combate ao mosquito Aedes aegypti. "Estamos confiantes no potencial que cada projeto tem para contribuir com a solução de diferentes dificuldades enfrentadas pela sociedade, desde o combate a epidemias até a promoção da acessibilidade", afirma Luiz Gustavo Ortega, líder de Responsabilidade Social da Braskem.

Para os empreendedores, o Braskem Labs foi novamente uma grande oportunidade para conhecer mais a fundo as demandas do mercado, expandir o network e as relações comerciais. Rafael Miranda, fundador da Noocity Ecologia Urbana e idealizador de hortas particulares, participar do programa foi como um "prêmio". "Ganhamos consultorias em diversas áreas, contatos e conhecimento." Segundo ele, a maior conquista da empresa a partir das mentorias de executivos da Braskem e da Endeavor foi estreitar o relacionamento com fornecedores e distribuidores. Agora, o objetivo da startup é lançar novos modelos de produto e expandir suas atividades comerciais.

Ricardo Ramos, CEO da Nanovetores Tecnologia S.A., lembra que o melhor conselho recebido durante o programa foi ajustar o produto à linguagem do consumidor. A empresa produz filamentos de tecidos nanofuncionalizados com ação repelente de mosquitos, como o Aedes aegypti. Segundo o empreendedor, o branding e o posicionamento da empresa no mercado foram as áreas que mais evoluíram devido à orientação de executivos mais experientes. Satisfeito com a experiência, Ramos avisa aos próximos empreendedores o que esperar do Braskem Labs: "muito apoio e muito ensinamento. Eles devem focar nos seus negócios para obter o máximo possível deste excelente projeto". Desde a primeira edição do programa, em 2015, alguns empreendedores tiveram a oportunidade de fechar negócios em parceria com a Braskem, tornando-se clientes ou fornecedores da petroquímica.

"O Braskem Labs é um exemplo de como uma grande empresa pode trabalhar com empreendedores que estão começando. A gente sabe como algumas companhias têm dificuldade de inovar e este projeto permite a união do melhor de dois mundos: a grande empresa com escala de atuação e os empreendedores com soluções inovadoras. Esta união que o Braskem Labs proporciona é super importante para todo o ecossistema empresarial", conclui Marcela Zonis, diretora de Relações Institucionais da Endeavor. 

Conheça os projetos participantes:

Amazonas

Projeto

Descrição

Resumo

Giulia

Bracelete para comunicação de deficientes auditivo

 "Giulia" permite a deficientes auditivos se comunicarem, usando um bracelete com sensores que captam a linguagem de sinais. O equipamento conecta-se via bluetooth a um aplicativo para smartphones, que faz a "tradução" de Libras para texto e voz. A comunicação inversa também é possível. Quando o ouvinte fala no smartphone, o aplicativo traduz em texto ou desenho animado em Libras.

 

Pernambuco

Projeto

Descrição

Resumo

Epitrack

Sistema de mapeamento de epidemias por crowdsourcing

Plataforma de crowdsourcing para a área de saúde permite que usuários notifiquem sintomas de doenças, dentre elas zika vírus, dengue e chikungunya, fornecendo informações em tempo real para que autoridades de saúde entendam se há epidemia destas doenças.

Rio Grande do Sul

Projeto

Descrição

Resumo

Piipee

Solução para economia de água na descarga da urina

O Piipee é uma solução biodegradável que elimina em 100% o uso da descarga ao urinar, economizando em até 75% da água potável utilizada em vasos sanitários. Um dispositivo acoplado à bacia sanitária ou ao mictório, quando acionado, libera o Piipee, que atua nas características físico-químicas da urina removendo o odor, alterando a coloração e higienizando o vaso.

Santa Catarina

Projeto

Descrição

Resumo

Nanovetores

Nanoencapsulamento para combate de mosquitos e diversos outros benefícios na área de saúde

Filamento têxtil funcionalizado com nano e micro cápsulas que são inseridas no filamento de tecidos durante sua produção e dão aos usuários diversos benefícios, como hidratação, firmeza da pele, alívio de dores, repelência a mosquitos, refrescância, entre outros. O filamento funcional é resistente a lavagem e garante a liberação gradual e continua do produto inserido na cápsula.

Neoprospecta

Sistema inteligente de monitoramento, diagnóstico e análise epidemiológica em larga escala.

Plataforma de análise laboratorial, o Epiome utiliza sequenciamento de DNA em larga escala, em uma ampla área geográfica e em um grande número de amostras a um custo baixo. Os resultados da análise de DNA são integrados a um software que permite rastrear, identificar e analisar padrões de epidemias relacionados a doenças emergentes ou endêmicas.

 

São Paulo

Projeto

Descrição

Resumo

Protec

Spray químico para combate a mosquitos Aedes aegypti

Spray aerossol para tecidos e superfícies, o Protec protege contra insetos urbanos causadores de doenças como Aedes aegypti, ácaro, barata, traça, carrapato, piolho, formiga e pulga. O produto pode ser aplicado em qualquer tecido ou superfície e permanece por muitas lavagens.

Confort Banho

Material de banho para acamados sem transportá-los do leito

O Confort Banho é um módulo inflável e portátil que permite que pacientes acamados e/ou em situação frágil de locomoção tomem banho ou façam higienização sem sair do leito, podendo ser usado em hospitais, casas de repouso, clinicas e homecare. O produto é feito em plástico PVC, 100% reciclável, de fácil manuseio, limpeza e armazenamento.

Kit Livre

Adaptação para cadeira de rodas virar triciclo

Equipamento motorizado transformar qualquer cadeira de rodas em triciclo elétrico. O Kit Livre consegue resignificar o conceito da cadeira de rodas, oferecendo aos usuários mais autonomia, independência e liberdade em atividades do dia a dia e também a inclusão de cadeirantes no esporte radical.

Noocity Ecologia Urbana

Hortas urbanas que consegue economizar água

Noocity são módulos para o plantio de hortas urbanas que consegue economizar 80% de água e dispensa rega por 3 semanas por conta de seu sistema de sub-irrigação integrado. Pode ser instalado em qualquer tipo de superfície e dispensa o uso de ferramentas, instalações elétricas e hidráulicas. Seu objetivo é trazer o cultivo de alimentos orgânicos em casa urbanas de forma simples e ecológica.  

Programa Vivenda

Reformas habitacionais para a população de baixa renda

Negócio social que realiza reformas habitacionais de menor complexidade para a população de baixa renda. O Programa Vivenda oferece um sistema integrado, que contempla o planejamento, a mão de obra, o material a ser utilizado na obra e a possibilidade de parcelar o pagamento em até 15 vezes, tornando o produto acessível ao público.

Único Asfaltos

Mistura asfáltica aplicada nas mais diversas condições climáticas

A ÚNICO Asfaltos produz a primeira mistura asfáltica 100% brasileira, que pode ser aplicada nas mais diversas condições climáticas, como calor extremo, chuva e alta umidade. Com o benefício de ser instantânea, a massa não precisa de tempo de secagem, liberando a via imediatamente para passagem de veículos e pode ser armazenada por até 24 meses.

Wise Waste

Economia circular de resíduos

O Wise Waste estimula a reutilização de embalagens flexíveis que não seriam utilizadas em processos de reciclagem. Para isto, criou-se uma cadeia de coleta, que treina cooperativas de catadores de lixo a identificar os materiais plásticos com valor comercial e a desenvolver um mecanismo de reciclagem específico. Isto resulta no aumento do conhecimento e renda dos cooperados e a diminuição de resíduos descartados no meio ambiente.

 

Sobre a Braskem

A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual superior a 20 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos químicos e petroquímicos básicos, e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

Braskem nas redes sociais

www.facebook.com/BraskemSA
www.linkedin.com/company/braskem
www.twitter.com/BraskemSA

Para esclarecimentos adicionais, favor contatar:
CDN Comunicação 
Ana Beatriz Paschoal (55 11) 3643-2737 - anabeatriz.paschoal@cdn.com.br
Rafael Abrantes - (55 11) 3643-2772 - rafael.abrantes@cdn.com.br
Priscila Ventura - (55 11) 3643-2744 - priscila.ventura@cdn.com.br  

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter