Notícias

Discovery revela contribuição do Plástico Verde para o futuro das missões espaciais

Documentário "Mundo Inovação: Imprimindo o Futuro" mostra o uso do plástico desenvolvido pela Braskem em impressora 3D alocada no espaço

O uso do Plástico Verde brasileiro na Estação Espacial Internacional é tema do documentário "Mundo Inovação: Imprimindo o Futuro", que estreia no canal Discovery no sábado, dia 19 de novembro, às 11h55. A produção revela como a tecnologia, desenvolvida pela Braskem a partir da cana-de-açúcar, pode ajudar o homem a chegar a Marte. 

Com duração de uma hora, o filme acompanha o trabalho de engenheiros da Braskem e da Made In Space, empresa norte-americana líder no desenvolvimento de impressoras 3D para operação em gravidade zero e fornecedora da NASA, para viabilizar a manufatura no espaço com o plástico de origem renovável. 

A produção apresenta todo o processo de criação do material, incluindo os testes na Estação Espacial Internacional. A primeira missão conjunta é imprimir no espaço os conectores de tubos que irrigam plantas, possibilitando a produção de alimentos.

As impressoras 3D terão função fundamental para viagens espaciais mais longas, que possibilitariam a chegada do homem ao "planeta vermelho". A produção de ferramentas na Estação Espacial Internacional minimizará os riscos de danos às cargas dos foguetes durante o lançamento, além de reduzir a quantidade de lixo espacial produzido durante as missões. 

Dos corredores da Made in Space, passando pelos laboratórios brasileiros da Braskem, aos tanques da NASA, onde acontecem os treinos de preparação dos astronautas para gravidade zero, o documentário do Discovery percorre toda a cadeia de empresas e organizações que se dedicam à chegada a Marte, a próxima grande conquista espacial de nossa civilização. No planeta estão guardadas muitas respostas sobre o sistema solar e sobre a própria humanidade.

Serviço

Estreia: sábado, 19 de novembro, 11h55 (reprise segunda-feira, 21 de novembro, e terça-feira, 6 de dezembro, à meia-noite)

"Mundo Inovação: Imprimindo o Futuro" é uma produção do Discovery, realizada pela Produtora Floresta, com patrocínio da Braskem. Elisabetta Zenatti é a diretora geral para a Produtora Floresta. Pelo Discovery, o projeto foi supervisionado por Cris Orlandi (branded entertainment), Renato Lima e Michela Giorelli.

Sobre o Plástico Verde

O Polietileno Verde I'm greenT é feito a partir do eteno obtido do etanol de cana-de-açúcar. Seu grande diferencial é contribuir para a redução da emissão dos gases do efeito estufa na atmosfera, já que captura gás carbônico durante o seu processo produtivo. Ele também apresenta as mesmas características do polietileno tradicional, ou seja, não necessita de adaptações de maquinário e é 100% reciclável. A planta de Plástico Verde da Braskem possui capacidade de produção de 200 mil toneladas por ano.

Sobre a Braskem

 A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual superior a 20 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos químicos e petroquímicos básicos, e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

Braskem nas redes sociais

www.facebook.com/BraskemSA
www.linkedin.com/company/braskem
www.twitter.com/BraskemSA

Sobre a Made In Space 

Fundada em 2010 como a primeira fabricante espacial do mundo, a Made In Space, Inc. (MIS) tornou-se líder mundial na utilização de fabricação aditiva para aplicações aeroespaciais. Em 2014, a equipe da NASA/Made In Space enviou, pela primeira vez, uma impressora 3D para a Estação Espacial Internacional (ISS). Em parceria com a CASIS, gestora do Laboratório Nacional da ISS, a Made In Space enviou no início deste ano a primeira impressora 3D comercial para a ISS. Além disso, a empresa trabalha na fabricação e montagem de grandes estruturas no vácuo espacial, através da sua arquitetura Archinaut. A Made In Space segue avançando na missão de permitir que pessoas vivam e trabalhem no espaço.

Sobre o Discovery

O Discovery Channel é uma marca global dedicada a criar conteúdo de alta qualidade baseado na vida real. Sua missão é informar, entreter e satisfazer a curiosidade de seu público, através de uma programação variada nas áreas de ciência, tecnologia, natureza, história, aventura humana e cultura mundial. Lançado nos Estados Unidos em 1985, e na América Latina, em 1994, o Discovery Channel está presente em mais de 200 países e territórios.
©2016 Discovery Communications, Inc. Discovery Channel e seu logotipo são marcas da Discovery Communications, Inc. Todos os direitos reservados. 

Para esclarecimentos adicionais, favor contatar:
CDN Comunicação 
Ana Beatriz Paschoal (55 11) 3643-2737 - anabeatriz.paschoal@cdn.com.br
Rafael Abrantes - (55 11) 3643-2772 - rafael.abrantes@cdn.com.br
Priscila Ventura - (55 11) 3643-2744 - priscila.ventura@cdn.com.br  

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter