Notícias

Braskem apresenta seus esforços em transformação digital na Feira K 2019

Petroquímica apresentará pela primeira vez suas iniciativas para criar oportunidades internas de alavancar seus esforços para a transformação da indústria química no mundo

A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, demonstrará a aceleração de sua Transformação Digital na Feira K , maior evento mundial do setor de plástico e borrachas, realizado de 16 a 23 de outubro em Düsseldorf, na Alemanha. Como parte da estratégia da companhia de fortalecer sua posição na indústria petroquímica, as iniciativas gerarão valor para clientes, funcionários e a própria empresa ao incorporarem tecnologias digitais avançadas em áreas operacionais estratégicas.

Em apoio a esse esforço, a Braskem criou um Centro Digital, que comandará sua transformação e integrará todas as atividades digitais em nível global. Hoje, a Braskem tem mais de 50 iniciativas que abordam os principais aspectos da cadeia de valor de ponta a ponta, inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) utilizando tecnologias digitais avançadas, big data, análises de dados e novas maneiras de trabalhar. A companhia está criando novas propostas digitais, a partir da incubação de startups, a fim de repensar fatores que impactam seu negócio e a indústria petroquímica em geral. Isso inclui oportunidades de gerar valor em áreas como produção, cadeia de valor, marketing e vendas, que melhorarão a posição da Braskem como líder global no seu setor.

O CEO da Braskem, Fernando Musa, explicou que esse é um momento crucial na história da companhia: "Temos buscado oportunidades nos nossos negócios para adotar iniciativas digitais que possam melhorar os processos e elevar a produtividade naquilo que já fazemos bem. Novas ferramentas digitais, principalmente as que utilizam AI e Big Data, estão nos permitindo compilar dados e alavancar informações para otimizar nossos sistemas e reduzir ineficiências. É a maior revolução na indústria petroquímica em décadas e definitivamente impactará nossa cadeia de valor", conclui.

Uma das iniciativas do Centro Digital é a Integração Digital Braskem - Cliente, que utiliza tecnologias como 'advanced machine learning' para integrar processos utilizando dados de alta qualidade sobre os produtos da Braskem e o desempenho dos ativos dos clientes. 

De acordo com Nicolai Duboc, gerente de desenvolvimento de negócios da Braskem, "o maior desafio do projeto de Integração Digital Braskem - Cliente é aumentar a eficiência de produção dos nossos clientes. Isso será feito com a oferta do melhor design de produto e uma recomendação da configuração ideal dos equipamentos de conversão, para que a linha de produção possa funcionar da melhor forma possível. Isso será possível somente com uso intensivo de AI, para entender profundamente as correlações entre design de produto, condição de processamento e indicadores de qualidade da base de dados da Braskem e dos seus clientes. Assim que o projeto estiver totalmente implementado, nossos clientes terão melhorias significativas no rendimento da linha de produção, disponibilidade de equipamentos (ex.: configuração para uma linha de produção mais rápida) e qualidade da produção".

Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar::
CDN Comunicação 
Fernando Rubino (55 11) 3643-2991 - fernando.rubino@cdn.com.br
Jessyca Trovão - (55 11) 3643-2769 - jessyca.trovao@cdn.com.br
Fábio Souza - (55 11) 3643-2813 - fabio.souza@cdn.com.br  

 

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter