Notícias

Artigo: Empreender para inovar

Empreender não é tarefa fácil. Os desafios são grandes e exigem muita dedicação e persistência para planejar um novo negócio. Em tempos de incertezas econômicas, como a atual recessão no Brasil, as dificuldades para o empreendedor se tornam ainda maiores e mais perigosas. A restrição dos investimentos, a baixa demanda, a queda de receitas e o aumento de prejuízos são fatores de risco comuns em um cenário de crise e que, se mal avaliados, podem levar o sonho do empreendedorismo ao fim. 

Nesse cenário, além da realização de um bom plano de negócios - que considere dados de mercado, previsão de gastos e receitas, oportunidades comerciais, relacionamento com cliente e comunicação - o empreendedor pode garantir melhores resultados ao investir tempo e dinheiro em inovação. O tema não é um privilégio das grandes empresas e é um recurso fundamental para o sucesso dos novos negócios.

Muitas vezes, mais do que investimento financeiro, a inovação exige uma nova atitude da empresa para mudar, criar e melhorar. Uma alteração de processos, um novo produto ou serviço no mercado, um atendimento mais eficiente ao cliente, enfim, novas ações, quando bem aplicadas, são capazes de transformar os resultados e a cultura de uma organização - e por que não toda a sociedade? 

Nos últimos anos, a Braskem teve a oportunidade de conhecer e apoiar alguns empreendedores brasileiros, desafiando-os a levar a inovação para fora dos limites de suas empresas. São negócios em ascensão que, a partir de uma ideia inovadora, atenderam a uma carência do mercado e, principalmente, podem gerar um impacto positivo para sociedade. 

Desde 2015, 31 empreendedores já participaram do Braskem Labs, programa de incentivo ao empreendedorismo social e ambiental, com foco em soluções relacionadas à química e ao plástico. Em 2016, durante cerca de quatro meses, os participantes receberam mentorias com executivos da Braskem e da Endeavor, organização global e sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo, para discutir suas estratégias, desenvolver produtos e ampliar a dimensão dos seus negócios. Os diversos encontros com pessoas de diferentes perfis e ideais estabelecem uma rica troca de experiências e comprovam a afinidade entre os projetos dos novos empreendedores e os propósitos da Braskem. 

O empreendedorismo é um dos principais canais para a inovação estar cada vez mais enraizada na cultura empresarial. Iniciativas como o Braskem Labs são importantes para ajudar estes empreendedores a viabilizarem seus projetos e nos ajudam a entender que só existe sentido em inovar quando há o desejo de melhorar a vida das pessoas. Em momentos de crise ou estabilidade, um dos principais desafios nos negócios será sempre inovar para crescer.

Patrick Teyssonneyre é diretor de Inovação e Tecnologia da Braskem

Para esclarecimentos adicionais, favor contatar:
CDN Comunicação 
Ana Beatriz Paschoal (55 11) 3643-2737 - anabeatriz.paschoal@cdn.com.br
Rafael Abrantes - (55 11) 3643-2772 - rafael.abrantes@cdn.com.br
Priscila Ventura - (55 11) 3643-2744 - priscila.ventura@cdn.com.br  

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter