Notícias

Braskem conecta moda e consciência ambiental

Patrocinadora da iniciativa, empresa apresenta desfile com materiais reciclados e ação para a reciclagem de cartões

São Paulo, 6 de junho de 2013 - A Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, é a principal patrocinadora da Virada Sustentável, que será realizada até o dia 9 de junho, em São Paulo (SP). Para marcar sua participação, utilizando a moda como ferramenta lúdica de conscientização sobre sustentabilidade, a empresa apresenta neste sábado, dia 8, o Comunidade EcoFashion, desfile de roupas feitas com material reciclável. A empresa também promoverá a reciclagem de cartões para o evento com coletores apelidados de Papa-Cartão.

O Comunidade EcoFashion, evento anualmente realizado na cidade de Mauá-SP, está na sua quarta edição e pelo segundo ano consecutivo crianças e jovens também participam da Virada Sustentável. Com a orientação de líderes comunitários e profissionais de moda, foram elaboradas roupas com filtros de café, pacotes de salgadinhos, copos plásticos, embalagens de leite e até guarda-chuvas, evidenciando a utilidade destes produtos no pós-consumo. O desfile acontece às 11h, no Mercado Verde Mix, que será no Centro Cultural Rio Verde.

As máquinas Papa-Cartão estarão disponíveis para coletar e triturar cartões feitos de PVC e que não possuem mais utilidade. Quem reciclar quatro ou mais itens ganhará uma régua feita com cartões reciclados. A ação é uma parceria com o Instituto do PVC, Plastivida e a R. S. de Paula, e estará acontecendo no Parque da Juventude, Parque Villa-Lobos e no Centro Cultural Rio Verde.

O Papa Cartão é uma iniciativa inédita em todo o mundo e tem como objetivo dar um descarte correto e seguro aos cartões de PVC, como de bancos, lojas, seguro-saúde, cartões telefônicos, presentes, credenciais etc. A máquina corta os cartões em pontos estratégicos, inutilizando-os por completo. Após este processo, este resíduo é recolhido, passa por uma triagem onde parte do material é transformada em dois materiais: "Mosaico de Cartão" e chapas de PVC reciclado, que são utilizados a criação de produtos como capas de caderno, relógios, porta-copo, etc.

A Virada Sustentável está em sua terceira edição e tem como objetivo ampliar o acesso às informações sobre sustentabilidade a partir de uma abordagem positiva para a população. O evento teve sua primeira edição em 2011, quando reuniu mais de 500 mil pessoas em 482 atrações. No segundo ano, a Virada reuniu em torno de 740 mil pessoas em 612 atividades gratuitas localizadas em 149 locais.

"Nosso objetivo ao apoiar a Virada Sustentável é fomentar a reflexão de cada cidadão sobre como toda escolha ou ato de consumo reflete no mundo em que vivemos. Todos nós, independente do papel no qual estamos atuando, profissional ou pessoal, tomamos decisões diárias que poderão criar uma sociedade mais sustentável", ressalta André Leal, líder de Responsabilidade Social da Braskem.

Comunidade EcoFashion
Data: Sábado, 08/06
Hora: 11h
Local: - Rua Belmiro Braga, 119 - Vila Madalena

Papa-cartão
Locais:
Parque da Juventude (8 e 9/06)
Parque Villa-Lobos (8 e 9/06)
Centro Cultural Rio Verde (8/06) - Belmiro Braga, 119 - Vila Madalena

Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar::
CDN Comunicação 
Fernando Rubino (55 11) 3643-2991 - fernando.rubino@cdn.com.br
Jessyca Trovão - (55 11) 3643-2769 - jessyca.trovao@cdn.com.br
Fábio Souza - (55 11) 3643-2813 - fabio.souza@cdn.com.br  

 

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter