Notícias

Braskem Idesa anunciam parceria para desenvolver um grande projeto petroquímico no México.

Projeto terá início em 2015.

Braskem e Idesa, tradicionais grupos empresariais do Brasil e do México, respectivamente, foram os vencedores do leilão promovido pela Pemex Gás, empresa estatal do México, para aquisição de matéria-prima com o objetivo de desenvolver um grande projeto petroquímico integrado naquele país. O acordo envolverá o fornecimento de gás natural por 20 anos em condições competitivas, a ser utilizado como matéria-prima em um cracker com capacidade para 1 milhão de toneladas/ano de eteno, integrado a três unidades de polimerização para produção de 450 mil toneladas/ano de PEAD, 350 mil toneladas/ano de PEBDL e 200 mil toneladas/ano de PEBD.

O projeto, que tem seu início de operação planejado para 2015 e estará localizado no Complexo Petroquímico de Coatzacoalcos, no estado mexicano de Veracruz, será implantado e operado por uma joint venture a ser constituída com o controle da Braskem e participação minoritária da Idesa, e terá como objetivo principal o suprimento do mercado interno mexicano, hoje importador de polietileno.

O investimento previsto preliminarmente para a implantação do complexo é de até US$ 2,5 bilhões. Os acionistas pretendem fazê-lo através de "project finance" com ao menos 70% de dívida e o restante com capital próprio.

"O novo empreendimento terá escala mundial, a melhor tecnologia disponível no mercado e acesso competitivo a matéria-prima, características que vão assegurar sua alta produtividade e diferenciação com relação ao mercado do Golfo do México. A parceira com IDESA complementará de maneira decisiva a integração do investimento com os Clientes mexicanos e a Cadeia de Valor", afirma Bernardo Gradin, presidente da Braskem "O projeto tem alinhamento perfeito com a estratégia de crescimento com diversificação de fontes competitivas de matéria-prima, criação de valor e internacionalização da nossa companhia, que prevê a América do Norte como importante plataforma para seu crescimento", acrescenta Gradin. A aliança entre IDESA, PEMEX e BRASKEM oferecerá base sólida que contribuirá decisivamente com o desenvolvimento da indústria petroquímica mexicana.

A Idesa conta com mais de 50 anos de experiência no mercado mexicano e com uma presença ativa nos mercados internacionais. É integrado por três áreas de negócio: petroquímica, distribuição e sistemas de construção, operando diversas empresas produtoras e comerciais através de alianças estratégicas de reconhecido prestígio e líderes no mercado. "O México oferece fornecimento de matérias-primas, crescimento contínuo do mercado doméstico, excelente localização geográfica próxima ao Golfo dos Estados Unidos, capital humano altamente qualificado e custos competitivos de mão de obra. Nossas empresas têm experiência na produção de outras "commodities" petroquímicas. Estamos muito satisfeitos em poder realizar esta importante aliança com a Braskem, já que nos pode complementar com sua ampla experiência e capacidade em operação e comercialização de polietilenos", comenta José Luis Uriegas, presidente do Grupo Idesa.

A concretização desse projeto também consolida os laços de aproximação entre o México e o Brasil, cujo comércio bilateral mais que dobrou nos últimos 5 anos, alcançando US$ 7,5 bilhões em 2008. Sendo participante do Acordo de Livre Comércio da América do Norte - Nafta, o México proporciona às suas empresas acesso sem barreiras aos mercados dos Estados Unidos e Canadá.

Para esclarecimentos adicionais, favor contatar:
CDN Comunicação 
Ana Beatriz Paschoal (55 11) 3643-2737 - anabeatriz.paschoal@cdn.com.br
Rafael Abrantes - (55 11) 3643-2772 - rafael.abrantes@cdn.com.br
Priscila Ventura - (55 11) 3643-2744 - priscila.ventura@cdn.com.br  

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter