Notícias

Agronegócio aposta em novas tecnologias para aumento da produtividade

Braskem e Electro Plastic apresentam, na FEACOOP, produto específico para desenvolvimento da cultura de citrus

Em expansão e desenvolvimento em todo o país, o agronegócio tem se consolidado como um segmento dinâmico e inovador. A fim de aproveitar todas as oportunidades que o setor oferece, a Braskem, uma das 50 empresas mais inovadoras do mundo, lança, em parceria com a Electro Plastic, o Mulching Preto e Branco MPB - específico para a cultura de citrus. O produto será apresentado na FEACOOP (Feira de Agronegócios Coopercitrus Sicoob Credicitrus), realizada entre os dias 5 e 7 de agosto, em Bebedouro (SP). 
 
Constituída de um filme de polietileno com aditivos especiais, a solução tem a finalidade de cobrir o solo para controle das ervas daninhas, manutenção da umidade e a temperatura, além de melhorar o desenvolvimento das raízes, promovendo melhor crescimento das plantas. Após dois anos de testes, a aplicação em plantas maiores do que as desenvolvidas sem a tecnologia. Foi possível obter plantas até 9% mais altas, 25% mais largas, com diâmetro de tronco de até 18% maior e volume de copa de 48% acima dos usuais.
 
"O uso do mulching é uma excelente ferramenta para diminuir as preocupações com manejo, promover economia de água em até 70%, auxiliar no desenvolvimento das plantas e na precocidade na formação da copa", afirma Cristiano Rolla, da área comercial da Braskem.
 
O produto com as duas cores possibilita ampliação dos benefícios dos mulching usuais. A face branca reflete a luz solar, evitando o super aquecimento do solo e permitindo a manutenção de um micro clima ideal no local das plantas. O lado interno (preto) impede a germinação de ervas daninhas, eliminando a necessidade de capina ou uso de herbicidas.
 
"Em todas as culturas nas quais foram aplicados, os mulching conseguiram sucesso e aprovação pelos mais exigentes técnicos e produtores. Na citricultura temos pouca disponibilidade de recursos (mão de obra e água) e principalmente pouca rentabilidade financeira. Difundir essa tecnologia de baixo custo, com excelente benefício, nos leva a crer em um ótimo resultado aos citricultores", afirma Nelson Lida, diretor de marketing da Electro Plastic. 
 
Expectativa que também reforça o empenho da Braskem no desenvolvimento destes artigos. "O portfólio de produtos lançados nos últimos anos demonstra o trabalho da Braskem para se manter à frente das tendências do mercado e encontrar soluções inteligentes para os desafios de seus clientes. Nossa expectativa é oferecer cada vez mais tecnologias para o setor, comprovando as vantagens do uso do plástico pelos produtores rurais", conclui Ana Paiva, especialista desenvolvimento de mercado da Braskem para o setor agrícola.

Para esclarecimentos adicionais, favor contatar:
CDN Comunicação 
Ana Beatriz Paschoal (55 11) 3643-2737 - anabeatriz.paschoal@cdn.com.br
Rafael Abrantes - (55 11) 3643-2772 - rafael.abrantes@cdn.com.br
Priscila Ventura - (55 11) 3643-2744 - priscila.ventura@cdn.com.br  

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter