Conformidade

A Braskem está comprometida em atuar com Ética, Integridade e Transparência em todas as suas ações. Aprimorando os seus sistemas e processos contribuindo para a melhoria das práticas gerais de Conformidade e Governança.

Código de Conduta

A Braskem tem o compromisso de praticar uma gestão transparente e responsável.

O Código de Conduta da Braskem tem como principal objetivo ser um guia que estabelece os princípios, os valores e as normas que norteiam a conduta corporativa dos Integrantes nas relações internas e externas. Além deste Código, a Braskem possui o Código de Conduta de Terceiros, que é um guia focado no relacionamento entre a empresa e seus fornecedores e parceiros.

Clique e acesse o Código de Conduta e o Código de Conduta de Terceiros .

Conheça os dez compromissos do Código de Conduta da Braskem

  • 01. Combater e não tolerar a corrupção em quaisquer de suas formas, inclusive extorsão e suborno.
  • 02. Dizer não, com firmeza e determinação, a oportunidades de negócio que conflitem com esse compromisso.
  • 03. Adotar princípios éticos, íntegros e transparentes no relacionamento com agentes públicos e privados.
  • 04. Jamais invocar condições culturais ou usuais de mercado como justificativa para ações indevidas.
  • 05. Assegurar transparência nas informações sobre a Braskem, que devem ser precisas, abrangentes e acessíveis e divulgadas de forma regular.
  • 06. Ter consciência de que desvios de conduta, sejam por ação, omissão ou complacência, agridem a sociedade, ferem as leis e destroem a imgem de toda a Braskem.
  • 07. Garantir na Braskem, e em toda a sua cadeia de valor, a prática do Sistema de Conformidade, sempre atualizado com as melhores referências.
  • 08. Contribuir individual e coletivamente para mudanças necessárias nos mercados e nos ambientes onde possa haver indução a desvios de conduta.
  • 09. Incorporar nos Programas de Ação dos Integrantes avaliação de desempenho no cumprimento do Sistema de Conformidade.
  • 10. Ter convicção de que este compromisso nos manterá no rumo da Sobrevivência, Crescimento e Perpetuidade.

Sistema de Conformidade Braskem

O Sistema de Conformidade Braskem tem como foco a ampliação da segurança e proteção ao Negócio. Seu objetivo principal é aperfeiçoar e fortalecer a conformidade nas práticas e nos processos empresariais, além de estar baseado em dez medidas, estruturadas em três pilares: Prevenção, Detecção e Remediação.

Esse conjunto de medidas visa prevenir, detectar e remediar, de forma sistêmica, a ocorrência de condutas não éticas, ilegais e desalinhadas com políticas e procedimentos, favorecendo um ambiente de compromisso com o que é certo, onde atitudes incompatíveis não são permitidas.

A prática do Sistema de Conformidade é responsabilidade de todos os integrantes da Braskem.

Líder Detectar Remediar Prevenir
Governança de Conformidade Políticas e demais Orientações Avaliação de Riscos e Controles Comunicação e Capacitação Conformidade de Terceiros Engajamentos em Ações Coletivas Gestão do Canal Linha de Ética Monitoramento de Riscos e Controles Remediar Riscos e Fortalecer Controles Medidas Disciplinares

Política Anticorrupção

Política Global Anticorrupção da Braskem fortalece os conceitos de anticorrupção, esclarece os principais tipos de corrupção e a postura da Braskem no combate ao tema.

Acesse a política aqui.

Canal Linha de Ética

O Linha de Ética é um canal confidencial e especializado para receber denúncias de Integrantes, Fornecedores, Terceiros, Clientes e demais públicos que possuem relacionamento com a Braskem. As informações, recebidas pelo canal, contribuem para a manutenção de um ambiente ético, íntegro e transparente.

  • Atendimento em português, inglês e espanhol com profissional especializado. E, em alemão, atendimento com secretária eletrônica.
  • Acompanhamento do status do relato via número de protocolo, que deve ser anotado. Funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Acesso de maneira anônima ou não, garantindo o sigilo das informações.
  • Garantia de não retaliação ao denunciante de boa-fé.

Acesso por telefone ou via internet (ligação gratuita).

Alemanha 0800-183-0763
Argentina 0800 222 0394
Brasil 0800-377-8021
Chile +56-448909744
Cingapura +65-31585409
Colômbia 01 800 518 4806
EUA 1-800-950-9280
Holanda 0800-022-7714
México 01-800-681-6940

Para mais informações sobre o Canal Linha de Ética, acesse aqui.

Pactos pelo Combate à Corrupção

A Braskem é signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a corrupção, iniciativa do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, e também do Pacto Global da ONU. A participação em ações coletivas por meio de associações com outras empresas e entidades é uma maneira de expressar o comprometimento dos Líderes da Braskem, de compartilhar experiências, resultados e ações, e pela promoção de melhorias nas condições dos mercados e ambientes de atuação.