Borrachas

A Braskem fornece matérias-primas e aditivos para a produção de borrachas, utilizadas principalmente em pneus do setor automobilístico, além de produtos que atendem os segmentos de borrachas especiais em aplicações médicas.

O PIB é uma patente da Braskem que, entre outras aplicações, proporciona melhora da plastificação e aumento da fluidez de borrachas sintéticas. Suas principais vantagens são proporcionar maior resistência a gases e, com isso, evitar a passagem de ar; gerar economia de matéria-prima, pois por ser mais resistente, permite a produção de paredes mais finas, que utilizam menos matéria-prima. Além disso, gera também economia de energia, pois mais fluidez significa menor consumo de energia.

A Braskem produz também o butadieno, matéria-prima utilizada na indústria de borrachas sintéticas usadas na fabricação de pneus e artefatos de borracha em geral.

Em parceria com a Genomatica, empresa norte-americana de biotecnologia, a Braskem firmou em 2013 um acordo para desenvolvimento de tecnologia para a produção de butadieno de fonte renovável, a cana-de-açúcar. O objetivo é atender, sobretudo, ao mercado de borrachas sintéticas, suprido essencialmente pelo butadieno de base nafta.

Para conhecer mais sobre o butadieno, Unilene e Pib, produtos relacionados com o segmento de mercado, clique aqui.

Borrachas